Mãos que costuram amor e solidariedade
Quinta - Feira, 30 de Abril de 2020
Mobilizados uns pelos outros, empresários se unem para fabricar máscaras de proteção
Dar e receber é a lei que rege a humanidade. Partindo desse princípio, a empresária Glaucia Maria Fontana Zandoná (da Peregrino Confecções) criou um projeto de confecção de máscaras de proteção.

Toda iniciativa nasce de uma ideia, e essa foi uma das que precisou muita rapidez para se chegar as 37 mil máscaras já foram cortadas.

Tudo tem um início. “Tenho duas sobrinhas médicas, e uma que está no internato médico; elas mandavam mensagens todos os dias a respeito do Covid-19. A minha filha foi minha inspiração, ela sempre teve problemas respiratórios e não está perto de nós, dizia-me todos os dias que podemos perder as pessoas que mais amamos. Essas meninas iluminadas mandavam mensagens todos os dias nos grupos de família para ficarmos em casa e orientarmos as pessoas a fazerem o mesmo”, conta Gláucia.

Era domingo de manhã quando a empresária fez uma postagem no Facebook lançando a campanha. Imediatamente, começaram as adesões de pessoas se voluntariando.

Inicialmente, tinha pensado em fazer algo interno, menos peças, algo para Peregrino doar. Foi quando liguei para o Dr. Clóvis Marcolan, nosso amigo, que de pronto me incentivou a produzir as unidades. Segunda-feira, chamei meus amigos e colaboradores, Andréia, Lucileia, Kelin, Cainã e o mecânico Lenon, para podermos operar o sistema de corte e distribuição”, detalha.

O chamado a servir

O serviço de voluntariado é uma característica marcante na comunidade sarandiense. Sempre que é chamada a ser solidária, a comunidade prontamente responde à solicitação. Nem mesmo uma pandemia é capaz de minimizar este valor.

Em um momento marcado por incertezas não falta quem queira ajudar. Tão logo a empresária iniciou o projeto, se viu cercada de colegas abraçando a causa.

Assim que vi a postagem da Gláucia entrei em contato para saber como poderia ajudar. Está sendo bem legal porque estamos com muitas pessoas colaborando e somos gratos a todos os parceiros”, afirma Rosane Piccini, proprietária da Alternativa Uniformes.

Assim como a Rosane, o empresário Alvaro Signor, proprietário da Viccina, também se sentiu convocado em atender ao chamado. “A Viccina não se esquivou de atender essa necessidade da sociedade em um momento que o mundo está acometido por esta pandemia com natureza ainda incerta, mas que está ceifando a vida de tantas pessoas", declara Signor. “Acompanhamos a corrida para as farmácias a procura de medicamentos e EPI's de proteção e vimos que nossas empresas poderiam dar a contribuição na confecção de máscaras”, constata.

Em pouco tempo, o projeto teve a adesão das empresas Cor do Céu, Confecções Helenice, Villelli Uniformes e MT Malhas e, em seguida, a corrente espalhou-se e o todo o setor têxtil se engajou.

A confecção das máscaras segue orientações de profissionais das áreas médicas e de segurança do trabalho.

Luz no Mundo

O serviço só é possível graças às mãos das costureiras, que, como fadas têm costurado uma bela história de solidariedade. O serviço de solidariedade envolve todas pessoas anônimas que entraram em contato e se prontificaram a ajudar.

Vaquinha on-line

Além da confecção de máscaras, também foi lançada uma campanha de arrecadação on-line em benefício ao Hospital Comunitário Sarandi (HCS) no combate ao coronavírus.

A campanha foi intitulada “Juntos somos mais fortes” e tem a participação da advogada Marina Zorzetto e do representante comercial Juliano José Manfro. O objetivo é arrecadar fundos para a compra de um aparelho de ventilação mecânica e/ou materiais necessários para o trabalho médico (como máscaras, luvas e aventais) e/ou o auxílio na contratação de profissionais da saúde.

O funcionamento da “vaquinha on-line” é seguro e transparente, pois todos os depósitos são acompanhados através de extratos. O internauta pode contribuir com a doação de qualquer valor. A meta alcançar R$ 60 mil.

Para doar, acesse: http://vaka.me/952890.
Fonte: Acisar
FOTOS
COMENTÁRIOS