ACISAR 40 ANOS
Segunda - Feira, 23 de Janeiro de 2023
ACISAR 40 ANOS Uma noite inigualável marca celebração dos 40 anos da entidade. Evento também foi de posse da nova diretoria
ACISAR 40 ANOS
Uma noite inigualável marca celebração dos 40 anos da entidade
Evento também foi de posse da nova diretoria
Não poderia ser diferente. Para comemorar os 40 anos da Acisar de Sarandi, um jantar comemorativo foi realizado na noite de ontem, 20 de janeiro, no Clube Harmonia, e foi repleto de emoções, homenagens e projetos. Sim, projetos para o futuro.
A grandiosidade do evento começou com o número de participantes. Estiveram presentes mais de 200 pessoas. Autoridades municipais e com representatividade em nível estadual também abrilhantaram a noite. Dentre eles, o prefeito de Sarandi, Nilton Debastiani; o presidente do Legislativo Municipal, Jairo Corso; e o representante da Federasul, Evandro Silva e o deputado Edson Brun
Ex-presidentes da Associação concederam rápidas entrevistas na entrada, que podem ser conferidas nas redes sociais da Acisar. O cerimonial começou com um breve histórico e a apresentação do projeto Acisar 40 anos + 40 anos que, em conjunto com demais entidades representativas de Sarandi, prospecta ações e metas a serem alcançadas nas próximas quatro décadas. Esse projeto foi entregue ao prefeito e presidente do Legislativo.
Na sequência também foi orientado aos presentes para que preenchessem um pequeno cartão com sugestões, mensagens, do que é Sarandi hoje e o que esperam deste município para os próximos 40 anos. Estes cartões foram colocados em uma cápsula do tempo, que será aberta ao final destas quatro décadas.
No cerimonial de posse, novas emoções. Acreditando que uma imagem institucional sólida e de forte representatividade no município é construída somando forças com relações baseadas na cooperação mútua e no espírito de parceria, foram homenageados os ex-presidentes a Acisar (lista dos homenageados no final da matéria).
Para falar representando os homenageados foi escolhido Antonio Carlos Zandoná. Em seu pronunciamento, frizou que cada diretoria e equipe ao longo dos seus 40 anos realizou ao seu modo e a seu tempo um trabalho de solidificação da Acisar, quer sendo com obras tangíveis ou ações que disseminam conhecimento, acesso à tecnologia, informação e formação. Destacou a importância da entidade para com o desenvolvimento da cidade e na defesa de seus associados. Finalizou desejando êxito ao novo presidente, Matias, colocando os ex-presidentes sempre a postos para lhe auxiliar.
A acisar é uma entidade que cresceu e se desenvolveu graças aos empresários que estiveram à sua frente nestas quatro décadas de desafios. Felizmente, esses empresários não estavam sozinhos nessas empreitadas e, por isso, a entidade lançou na noite o 1º Prêmio de Mérito Acisar, com o propósito de reconhecer pessoas ou entidades que contribuíram para o crescimento da sociedade.
A primeira homenageada da noite e exemplo a ser seguido por qualquer entidade que almeje representar o setor produtivo com engajamento, entendimento e diálogo é uma entidade que reúne as forças econômicas e produtivas de todos os setores da economia gaúcha, que muito auxilia na experiência de condução de lutas e de reivindicações dos empresários. Como entidade do ano, a Acisar reconheceu o trabalho e a missão da Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul - Federasul, que neste último ano completou 95 anos de história. Evandro Silva, vice-presidente regional da Federasul, recebeu a homenagem.
Em seu discurso, Evandro destacou a representatividade e organização da Acisar como uma das mais atuantes no Estado. Enfatizou o engajamento de seus associados e da associação como um todo na busca de desenvolvimento e crescimento do empresariado e da comunidade em que está inserida e a sincronia que tem com demais entidades e poderes públicos.
O segundo homenageado da noite foi um líder comunitário que teve a iniciativa de criar uma entidade visando congregar o setor produtivo de Sarandi. A Acisar reconheceu como Iniciativa do Ano, o sonhador do que hoje é realidade, Helmut Shimidt Prym.
Ao se pronunciar, Prym fez um relato da representatividade da Associação para o crescimento e fortalecimento de seus associados, assim como das lutas e do caminho percorrido desde seu início. Falou das conquistas, ações e serviços disponibilizados quando esteve à frente da entidade junto com suas diretorias em prol do empresariado. Finalizou desejando êxito à nova diretoria.
Vladimir Peruzzo, ex-prefeito de Sarandi, recebeu a homenagem por ser considerado um grande gestor, responsável pela transposição de Sarandi para outro nível de representatividade regional. Ele foi homenageado como Gestor do Ano. Ao discursar, lembrou de sua época como prefeito quando Sarandi “perdeu” Barra Funda, Pontão, Coqueiros do Sul e Nova Boa Vista. Recordou que teve a missão de fazer Sarandi crescer; foi quando reuniu seus secretários e a ACI, na época, e decidiram que o município precisava se industrializar. Então iniciaram os primeiros cursos de corte e costura (com máquinas emprestadas). Com a demanda, pessoas de outros munícipios procuravam Sarandi. Então veio o segundo passo, segundo Peruzzo, que foi reunir as pessoas ligadas à construção civil e propor a construção de prédios. E assim foram tomadas ações concretas que possibilitaram Sarandi de crescer e se desenvolver, tendo sempre a parceria da Associação e do empresariado.
Como Legado do Ano, a Acisar homenageou Edson Brum. Uma personalidade estadual, que teve um olhar de muito carinho com Sarandi no ano que passou. Completou uma batalha iniciada por diversas instituições no município, incluindo a Acisar, concretizando um projeto de muito tempo na comunidade: a implantação do serviço de combate a incêndio com a formação do corpo de bombeiros. No papel de secretário Estadual e Desenvolvimento do RS em 2021/2022, ele deu as mãos para nossa gente e trabalhou junto por este projeto.
Edson Brum destacou o papel da Claudia quando na sua visita a Sarandi, em que ela apresentou uma lista de reivindicações. Comentou que solicitou a ela qual seria o mais importante, e a resposta foi o Quartel do Corpo de Bombeiros e que, junto com o prefeito Debastiani, logo em seguida estavam em seu gabinete para formalizar a participação da prefeitura na realização do projeto. Destacou a unidade das lideranças, da Acisar, Prefeitura e Câmara de Vereadores, que foi o que fez as “coisas acontecerem”.
Após ser composta a mesa principal, seus integrantes discursaram.
Jairo Corso, presidente do Legislativo de Sarandi, destacou a importância da Acisar e o trabalho realizado por quem esteve à frente ao longo dos anos. Também elogiou o empresariado e empreendedores por estarem entre aqueles que fazem Sarandi prosperar. Enfatizou a participação do Legislativo nesse processo, sempre apoiando ações que busquem o desenvolvimento. Por fim, colocou a Câmara de Vereadores como parceira em ações e projetos que proporcionem o crescimento de empresas, profissionais e da economia de Sarandi.
O prefeito Nilton Debastiani destacou a participação do empresariado e da Acisar ao longo dos anos como parceiros para o desenvolvimento de Sarandi. Citou também ações de seu governo que priorizam projetos que beneficiem e propiciem ao empresariado, aos empreendedores, oportunidades para crescerem e expandirem, citando como um dos exemplos o “Cidade Empreendedora”, colocando o poder público como um facilitador da atividade econômica, o que rendeu ao município o selo Diamante na Sala do Empreendedor, concedido pelo Sebrae em reconhecimento. Enfatizou a participação de sua gestão para a obra de construção do Quartel do Corpo de Bombeiros, em que foram investidos mais de R$ 1,1 milhão de recursos próprios em parceria com o Legislativo. Finalizou entregando a Edson Brum uma placa em reconhecimento a sua participação no projeto do Corpo de Bombeiros.
A então presidente da Acisar, Claudia Pasqualli, fez um pronunciamento de agradecimentos; a seus companheiros de diretoria, representante de entidades, aos órgãos públicos, e também fez um relato das ações de sua gestão, como por exemplo o projeto Acisar 40 anos, que instiga a todos os setores proporem e executarem ações que prospectem desenvolvimento; Café % Liderança; Núcleo da Mulher Empreendedora (Nume); Jovem Empreendedor, entre outros. Lembrou também de ações que trouxeram inovação e empreendedorismo. Ressaltou a participação ativa da Acisar em defesa de seu associado e na conquista do Quartel do Corpo de Bombeiros, mostrando que a força do associativismo em Sarandi.
Por fim, após ato simbólico de transmissão de cargo, Matias Grellmann Real fez seu primeiro pronunciamento oficial como presidente da entidade. Após os cumprimentos iniciais, Matias agradeceu aos ex-presidentes da entidade pelo brilhante trabalho de cada um, em seu tempo, e que colocou a Acisar no patamar em que está hoje. Destacou a importância de valorizar e lembrar de cada pessoa que passou e deu sua contribuição dentro da Associação.
“É com muito orgulho e sentimento de responsabilidade que assumo hoje a presidência da Acisar. Essa tão honrosa instituição que mesmo antes do meu nascimento exercia excepcional serviço em Sarandi. Desafio esse que só foi aceito pela convicção de que não irei executar essa importante função sozinho, mas que poderei contar com o empenho e auxílio de todos os integrantes, assim como das autoridades e comunidade de um modo geral, contribuindo com ideias, projetos, experiência e sabedoria. Quero agradecer mais uma vez à Claudia, por ter me feito o convite e acreditado em meu potencial. Agradecer à minha esposa Paola e minha filha Valentina pelo apoio a mim neste desafio”, discursou Matias, agradecendo a Deus e finalizando: “Confia ao Senhor as tuas obras e os teus pensamentos serão estabelecidos. Conto com o apoio e a capacidade do corpo diretor, para juntos fortalecer a cadeia produtiva de nosso município e olhar para nossa cidade como um todo. Além de auxiliar a pensar no bom desenvolvimento de Sarandi, não pouparemos esforços para que nossa cidade tenha uma perspectiva melhor com mais oportunidades, para que o empreendedorismo se desenvolva com segurança e representatividade. Nesse contexto firmamos um compromisso de capacitar os nossos associados para esse novo tempo. Nossa missão é poder congregar e unir forças com todos os comerciantes, prestadores de serviço, as indústrias e os trabalhadores do agronegócio, apoiando as liberdades individuais, sob os princípios da livre iniciativa, no intuito de fortalecer cada setor, através da criatividade e inovação como os pilares para fazermos mais e melhor por nosso município”.

Ex-presidentes homenageados
Helmuth Walter Shimitt Prym/ Gestão 1983/1984-1996-1998
Ivania Sheibe, Aqui Representando O Senhor João Carlos Sheibe (In Memorian)/ Gestão 1986-1988/ 2006-2007
Ademir Batistela Gestão 1990-1992
Félix José Sausen / Gestão 1988-1990/1992-1994
Dorival De Cezaro Gestão 1994-1995
Claiton Luiz Barbiero Gestão 1998-2000/2004-2005
Bruno Pedro Rech/ Gestão 1984-1986/200-2002
Edson Finger/ Gestão 2003- 2004
Iva Maria Muller, Neste Ato Representando O Senhor Oli Arici Muller (In Memorian) Gestão 2008-2009
Claiton R. Dias Amaral/ Gestão 2009-2010
Mauro Canova/ Gestão 2010-2011
Marciano Luiz Barbosa/ Gestão 2011-2012
Nilson José Rempel/ Gestão 2012-2013
Francesco Rech/ Gestão 2013-2014
Eleandro Milani/ Gestão 2014-2015
Marcio Wagner/ Gestão 2015-2016
Antonio Carlos Zandoná / Gestão 20116-2017
Carlos Alberto Lucietto / Gestão 2017-2018
Antonio Marcio Tonetti/ Gestão 2018/2019
Marcos Antonio Castoldi/ Gestão 2019-2021
Claudia Elisa Ferronato Pasquali/ Gestão 2021-2022

DIRETORIA BIÊNIO 2023/2024
Presidente: Matias Grellmann Real
Vice-presidente – Cleci Elena Frizon Merlin
1º Tesoureiro – Rafael Grassi
2º Tesoureiro – Leonardo Portolan
1º Secretária – Sabrina Schutzenhofer Lasch
2º Secretário – Thiago Luiz Lucietto
Diretor Comercial e SPC – Luis Eduardo Baldi
Suplente – Delma Maria Flores
Diretor Têxtil E APL – Jackson Taglietti
Suplente – Gevânia Frizon
Diretor de Agronegócio – Luis Francisco Sander
Suplente – Felipe Debona
Diretor de Serviços – Cleber Chini
Suplente – Fábio Graff
Diretor Moveleiro – Keily Almeida
Suplente – Carlos Alberto Lucietto
Diretor Metalomecânico – Jonas Do Amaral Machado
Suplente – Ricardo Rossatto
Diretor Exposição e Feira – Marco Antônio Castoldi
Suplente – Antônio Marcio Tonetti
Diretor Construção Civil – Cassiano Cescon Castelli
Suplente – Renan Ongarato
Diretor de Tecnologia e Inovação – Regis Hansen
Suplente – Paulo Roberto Machado
Conselho Fiscal
Ledinara Piran
Ari Santos Piuco
Janine Ferronato
Suplentes
Claudia Elisa Ferronato Pasquali
Paulo Fedrigo
Sergio Luiz Maragno
Fonte: Acisar
FOTOS
COMENTÁRIOS