Empresários tratam da retomada do Polo de Moda
Sexta - Feira, 18 de Outubro de 2019
Empresários de Sarandi e região buscam elaborar ações para colaborar com as necessidades do polo têxtil e unir as empresas para dividir custos e benefícios
A Associação Comercial Industrial Serviços e Agronegócios de Sarandi (Acisar) sediou na noite de quarta-feira (16/10) a segunda reunião de aproximação dos empresários que compõe o Arranjo Produtivo Local (APL) Polo de Moda Norte-Gaúcho.

O encontro foi uma realização do Sebrae, APL e Acisar e teve o objetivo de planejar a retomada do APL Polo de Moda Norte-Gaúcho.

O encontro teve a participação da consultora do Sebrae, Ana Roth, e de empresários das indústrias têxteis Mirasul, Peregrino, Viccina, Piervest, Helenice Confecções, Criare Enxovais, Pérola Enxovais, Agtex, Dec’s Uniformes, Evidence Confecções e H2Oney.

Além de planejar a retomada do Polo de Moda Norte-Gaúcho, os encontros têm a intenção de elaborar ações que possam colaborar com as necessidades do polo têxtil; e de unir as empresas para dividir custos e benefícios (por exemplo com a compra de insumos, serviços de vendas, marketing e manutenção, pesquisa e desenvolvimento, missões e treinamentos para gestores e colaboradores, além do descarte de resíduos).

O terceiro encontro está marcado para o dia 6 de novembro. No total, serão realizados quatro encontros.

APL – Arranjo Produtivo Local

É um conjunto de empresas e instituições que, em um mesmo território, somam esforços e recursos com o intuito de otimizar a eficácia da infraestrutura técnica, tecnológica, produtiva e de suporte a determinado setor de uma região.

O APL busca intensificar relações de cooperação entre as empresas e os demais integrantes.

APL Polo de Moda Norte-Gaúcho

Sediado no município de Sarandi, cujo histórico e tradição impulsionou a criação de indústrias de confecções de diversos segmentos, o APL Polo de Moda Norte-Gaúcho nasceu com o objetivo de dar suporte e subsídios para que as empresas instaladas neste território possam se desenvolver e se tornarem competitivas no mercado da moda.

A proposta do APL justifica-se na confiança, cooperação e solidariedade existente entre empresários, Prefeitura de Sarandi e entidades de apoio locais. Através destas parcerias foi consolidado o Centro Vocacional Têxtil (CVT), junto ao Campus Sarandi da Universidade de Passo Fundo (UPF) – também parceira idealizadora do projeto.

Estruturado com máquinas e equipamentos, o CVT foi concretizado para uso coletivo das micro e pequenas empresas que, individualmente, apresentam dificuldades na capacitação de mão-de-obra, pesquisa, ensino e extensão nas áreas da moda.
Fonte: Acisar
FOTOS
COMENTÁRIOS